Novo acesso às Moreninhas

Novo acesso às Moreninhas sairá do Rita Vieira e passará por 4 bairros

Ideia faz parte do pré-projeto desenvolvido pela prefeitura; estudos ainda vão confirmar que avenida seguirá o caminho programado

Liniker Ribeiro


Secretário municipal de Infraestrutura, Rudi Fioresi analisando mapa com informações do trajeto por onde novo acesso deve passar (Foto: Marcos Maluf)

A construção de um novo acesso a região das Moreninhas, a partir do Bairro Rita Vieira, região leste de Campo Grande, deve resultar na criação de pelo menos mais 4 quilômetros de asfalto novo. Isso porque, conforme o pré-projeto, além dos 2 quilômetros que restam para concluir a Avenida Rita Vieira de Andrade, uma nova via será criada, com aproximadamente mais 2,5 quilômetros.

"Este ainda é um projeto inicial, algo pode mudar. Mas a ideia é fazer uma avenida pegando uma área que não está loteada/urbanizada. É um espaço privado, onde o proprietário já pediu a GDU (Guia de Diretrizes Urbanísticas), expedida pela Planurb [Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano], e vamos solicitar que deixe uma faixa de 35 metros para a avenida", explica o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos da Prefeitura de Campo Grande, Rudi Fioresi.

O novo acesso faz parte de um pacote de obras do Governo de Mato Grosso do Sul em parceria com a prefeitura da Capital, que só na finalização da Avenida Rita Vieira, que também terminará de ser duplicada, prevê investimento de cerca de R$ 2,5 milhões.


Assessor especial do governo do Estado, Carlos Alberto de Assis, que esteve reunido com Fiorese, na Sisep (Foto: Marcos Maluf)  
Assessor especial do governo do Estado, Carlos Alberto de Assis, que esteve reunido com Fiorese, na Sisep (Foto: Marcos Maluf)

A duplicação começa no ponto onde uma das pistas da Rita Vieira termina, na altura da Rua Martine de Moraes, e vai até a Avenida Guaicurus.

A partir dali, o caminho até às Moreninhas seguirá pela Rua Salomão Abdala por duas quadras, virando à direita e seguindo pela Rua Dolores Duran, até a Rua Ponche Verde.

Outra avenida - O novo acesso deve ser construído partindo da Rua Ponche Verde, onde está previsto a construção de uma ponte sobre o Córrego Lageado, passando por uma área não urbanizada e chegando a região das Moreninhas, pela Rua Camocim. A estimativa é que a nova avenida tenha aproximadamente 2,5 quilômetros.

Todo o trajeto passa pelos bairros Jardim Pacaembu, Jardim Campo Alto, Jardim Moema e Conjunto Rouxinóis. Veja o mapa:

Arte: Thiago Mendes

Conforme o assessor especial do governo do Estado, Carlos Alberto de Assis, não há previsão o início da obra. "A licitação para a segunda parte da obra (após a finalização da Avenida Rita Vieira) depende da conclusão do projeto. O recurso será do governo, mas a prefeitura ficou responsável pelo projeto", afirmou.

A planta inicial foi discutida entre Assis e Fioresi, na tarde de ontem (27), em reunião na Sisep (Secretaria Municipal De Infraestrutura E Serviços Públicos). A execução depende agora da finalização de estudos de engenharia e urbanismo, na região.

Fonte: campograndenews.com.br 28/01/2020